Quem somos

APMatemática
Olá! Nós somos um grupo de Área de projecto do 12ºA do Agrupamento de escolas da Guia. O nosso objectivo é despertar o interesse dos alunos pela resolução de desafios e desenvolver o gosto pela Matemática.Por isso esperamos que aproveitem e que o nosso objectivo seja atingido.
Para dúvidas e respostas aos desafios mandem um e-mail para matemaniacos@hotmail.com ou peçam aos vossos professores para nos entregarem em papel.

Se têm algumas dúvidas em relação a Matemática, à matéria que estão a leccionar ou já leccionaram visitem http://infinito00.no.comunidades.net/.

Pedimos desculpa por termos apagado alguns comentários, mas as respostas não podem ser dada no blogue! Pedimos a quem quiser responder para o fazer por e-mail!

Desafios Extra

1º Desafio - Para todos!

Dois trens, a uma distância inicial de 200 quilómetros, movem-se um em direção ao outro, ambos com velocidade constante de 50 quilómetros por hora. Uma mosca, começando à frente de um dos trens, voa até atingir o outro trem e depois repete o mesmo movimento (voltando para o primeiro trem, e depois indo para o segundo, etc) a uma velocidade constante de 75 quilómetros por hora, até os trens se chocarem. Qual é a distância total que a mosca percorreu?

2ºDesafio - para alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade

Quantos números de 3 dígitos têm dígitos cujo produto dê 24?

3º Desafio - Para todos!

Na Capela dos Ossos estão várias velas do mesmo tamanho. No primeiro dia acende-se uma vela durante uma hora. No segundo dia, acendem-se duas velas, durante uma hora, no terceiro dia acendem-se três velas, durante uma hora, e assim sucessivamente, até ao último dia, em que se acendem todas as velas, durante uma hora. No fim desse dia, todas as velas ficam completamente gastas. Determina todas as possibilidades para o número de velas.

4º Desafio - Para todos!

Todos os dias, o João, o Vasco e a Eloísa treinam juntos numa pista circular. A Eloísa corre sempre com o dobro da velocidade do João e com o triplo da velocidade do Vasco. Um dia os três amigos resolveram fazer uma corrida mas a Eloísa, no momento da partida, começou a correr na direcção contrária à do João e do Vasco.
Quando a Eloísa chegou ao fim d aprimeira volta deu a corrida por terminada e, em tom de desafio, disse-lhes que tinha percorrido 20 metros desde o momento em que se tinham cruzado com o João até ao momento  em que se tinha cruzado com o Vasco. Em poucos minutos, o João e o Vasco conseguiram determinar o comprimento da pista. Quantos metros tem a pista?

Sem comentários:

Enviar um comentário