Quem somos

APMatemática
Olá! Nós somos um grupo de Área de projecto do 12ºA do Agrupamento de escolas da Guia. O nosso objectivo é despertar o interesse dos alunos pela resolução de desafios e desenvolver o gosto pela Matemática.Por isso esperamos que aproveitem e que o nosso objectivo seja atingido.
Para dúvidas e respostas aos desafios mandem um e-mail para matemaniacos@hotmail.com ou peçam aos vossos professores para nos entregarem em papel.

Se têm algumas dúvidas em relação a Matemática, à matéria que estão a leccionar ou já leccionaram visitem http://infinito00.no.comunidades.net/.

Pedimos desculpa por termos apagado alguns comentários, mas as respostas não podem ser dada no blogue! Pedimos a quem quiser responder para o fazer por e-mail!

3 de janeiro de 2011

Desafio 4 - Jogo de Cartas

Quatro amigos, Arnaldo, Bernaldo, Cernaldo e Dernaldo estão jogando cartas. São 20 cartas
diferentes, cada carta tem uma entre 4 cores (azul, amarelo, verde, vermelho) e um número de 1
a 5. Cada amigo recebe cinco cartas, de modo que todas as cartas são distribuídas. Eles fazem as
seguintes afirmações:
Arnaldo: “Eu tenho quatro cartas com o mesmo número.”
Bernaldo: “Eu tenho as cinco cartas vermelhas.”
Cernaldo: “As minhas cinco cartas são de cores que começam com a letra V.”
Dernaldo: “Eu tenho três cartas de um número e duas cartas de outro número.”
Sabe-se que somente uma das afirmações é falsa. Quem fez essa afirmação?

A) Arnaldo B) Bernaldo C) Cernaldo D) Dernaldo  E) Não é possível definir.

Sem comentários:

Enviar um comentário